contato@drluisfelipe.com.br (31) 3763-7866

Cirurgia da Articulação Tempormandibular (ATM)

A articulação têmporo-mandibular (A.T.M.) apresentam as estruturas.

  1. Ligamento retro-discal (zona bilaminar)
  2. Disco articular
  3. Fossa articular
  4. Músculo Pterigóideo lateral
  5. Côndilo mandibular

São estas estruturas que ficam comprometidas quando existe alguma alteração na A.T.M. e podem gerar dores intensas. Sempre que estruturas articulares estão afetadas, o tratamento mio-funcional e placas terapêuticas estão indicados, a fisioterapia e tratamento fonoaudiológico devem ser procurados.

Anatomia e disco articular normais, paciente com a boca fechada e côndilo centrado na fossa articular.Disco articular bem posicionado, anatomia sem alterações e com aspecto normal.

Anatomia e disco articular normais, paciente com a boca aberta e côndilo deslocado anteriormente de forma natural. A região do ligamento retro-discal limita a abertura bucal e faz a boca parar aberta, disco articular normal, centrado sobre o côndilo mandibular.

Anatomia óssea normal, ligamento retro-discal estirado e rompido, com o disco articular deslocado para a frente. Esta ruptura do ligamento certamente provocará dores faciais intensas, limitando a abertura bucal e dificultando a mastigação

As dores de cabeça e / ou dores na musculatura da face, principalmente na lateral da cabeça relacionadas à articulação têmporo-mandibular (A.T.M.) não são tão raras como algumas pessoas pensam, estas dores podem estar associadas a alguma degeneração articular.

Muitas vezes passam desapercebidas pelos clínicos, porém, as dores provenientes da ATM, podem ser de várias origens como tumores, artrites, artroses, oclusão errada, entre outras. Mesmo tendo os dentes alinhados e com uma oclusão adequada, a tensão e fatores emocionais podem desencadear problemas articulares e dores faciais, isso deve-se ao fato da mandíbula ser um osso móvel na face, suspenso apenas por músculos, e o estresse e / ou desequilíbrio neste complexo conjunto de osso e músculos, pode desencadear os problemas e dores articulares e de cabeça.

Os sintomas de desordens e disfunções articulares são normalmente conhecidos como dores de cabeça, fraturas ou perdas dentais sem explicação (provavel bruxismo), fraturas de restaurações, dores na região da A.T.M., dores em dentes, mobilidade dental localizada, dores gerais pelo pescoço e costas, ruídos como estalos e sensação de areia na articulação, limitação de movimentos articulares (como abrir a boca) entre outros.

Alguns exames como Tomografias Computadorizadas, Ressonância Magnética, Cintilografia, Eletromiografia e avaliação clínica da musculatura devem ser realizados para eliminar dúvidas e conseguir um bom diagnóstico.

Existem inúmeros sintomas para as dores e disfunções existentes da articulação têmporo-mandibular, a A.T.M.

As pessoas normalmente não apresentam sinais e sintomas iguais, pois as respostas de cada indivíduo são diferentes e alguns dos sintomas encontrados em pacientes com disfunções da A.T.M. podem ser como:

Dores frontais de cabeça, sensação de sinusite, couro cabeludo sensível ou dolorido, dores na nuca com ou sem dor aguda, dores de pescoço, dores nos ombros, dores nas costas (problemas de postura), parestesias e contraturas musculares.

Bruxismo, apertamentos dentais variados, dores de dente, dentes sensíveis, retrações gengivais, dores na bochecha e gengivas, lingua ardente, estalos e creptações em articulação, descontrole de movimentos mandibulares, desvios mandibulares em abertura, dificuldade de encontrar uma posição confortável para morder.

Zumbidos, “campainha”, diminuição de audição, sensação de entupimento, dor de ouvido, problemas de equilíbrio, vertigem e enjôos, dificuldades de deglutição, dores de garganta, flutuação do tom de voz, laringites.

Cirurgias das Articulações Temporomadnibulares

Existem algumas cirurgias para os tratamentos das D.T.Ms. e patologias da A.T.M.

Os procedimentos podem variar de acordo com o grau de destruição ou compromentimento articular.

Exames detalhados e específicos para a A.T.M. serão necessários para definir o melhor tipo de procedimento cirúrgico para devolver a saúde e função da A.T.M.Basicamente a A.T.M. pode ser abordada de 2 formas: através de incisão extra-oral, similar à realizada nas plásticas de lifting facial e através de artroscópios, similar aos procedimentos consagrados para joelho, porém com cânulas muito menores.

Ao contrário do que muitos cirurgiões-dentistas ainda preconizam, a cirurgia da A.T.M. não é o último passo a ser realizado em D.T.Ms, essa mentalidade, geralmente faz com que pacientes cheguem ao meu consultório, com a A.T.M. muito destruída e aí sim, mais nada para ser feito a não ser uma prótese de A.T.M. Fato este que poderia ter sido evitado se ao invés de postergar o ato cirúrgico, uma indicação precoce fosse realizada, e a A.T.M., menos destruída, pudesse ter a chance de se reestruturar, sem dor e fornecendo a função e o conforto mastigatório que o paciente necessita.

Dentre os procedimentos cirúrgicos mais comuns nas A.T.M.’s, destacam-se

  1. Artrocentese da A.T.M.
  2. Artroscopia da A.T.M.
  3.  Cirurgia aberta para discopexia e eminectomia.
  4. Reconstituição total da A.T.M. com prótese.

Esses procedimentos estão indicados mediante a correta análise, individual, para cada paciente e suas devidas patologias.