contato@drluisfelipe.com.br (31) 3763-7866

Cirurgia dos Dentes Inclusos (Sisos)

Dente incluso é a denominação de um dente que permanece retido totalmente ou parcialmente no interior dos maxilares, os quais, nunca irão ocupar uma posição no arco dentário para exercer sua função de mastigação. Um dente pode permanecer incluso por diversos fatores, tais como: alterações ósseas locais, alterações do tecido gengival e patologias (doenças) associadas aos tecidos que formam os dentes tais como cistos e tumores. Freqüentemente, a causa pode ser a falta de espaço para seu correto posicionamento no arco dentário, ou o mau-posicionamento do germe dentário em desenvolvimento.

Um terceiro molar semi-incluso (ou seja, o dente que fica aparecendo só um pedacinho através da gengiva) pode gerar problemas inflamatórios e infecciosos, como a pericoronarite, um quadro que irá desencadear dor, dificuldade mastigatória e que se não tratado corretamente pode evoluir para uma infecção leve, moderada ou severa, podendo ameaçar a vida do paciente.             Dentes impactados (o dente que está apoiado em um outro dente bem posicionado no arco dentário) podem provocar cáries em dentes saudáveis ou ainda promover a reabsorção das raízes deste, condenando dentes bons à extração. Quando um dente permanece incluso, o tecido embrionário que o forma permanece aderido a coroa dentária, podendo sofrer degenerações com o passar do tempo e transformar-se em um cisto, ou ainda em tumores. Esta degeneração geralmente é assintomática, ou seja, não dói, e o paciente só irá descobrir o problema depois da doença ter progredido.

Os terceiros molares são os últimos dentes a iniciar o seu processo de aparecimento na cavidade bucal. Isto geralmente ocorre entre os 16 e 24 anos, muito depois dos demais dentes, motivo pelo qual são apelidados de dentes do juízo (siso). Estudos antropológicos indicam que no passado estes dentes foram de grande valia para a raça humana. Porém, com a modificação dos padrões alimentares e desenvolvimento do esqueleto facial humano, a diminuição do perímetro disponível nos rebordos alveolares (que são as porções ósseas da maxila e mandíbula que suportam os dentes) fez com que, na grande maioria dos casos, estes dentes não encontrem espaço para seu correto posicionamento na arcada, permanecendo inclusos dentro dos maxilares, impactados, semi-inclusos ou mal-posicionados. Caso isto aconteça, está indicado a remoção preventiva dos mesmos o mais cedo possível.

Um dente do siso mal-posicionado pode causar grandes transtornos, desde processos inflamatórios, cáries e reabsorções dos dentes adjacentes, a infecções locais e dos espaços faciais, cistos, tumores de face, etc. Portanto, é comprovada e amplamente aceita no meio odontológico que a remoção precoce destes dentes, quando indicado, é a forma mais simples e de menor sofrimento ao paciente de prevenir doenças do que o tratamento das complicações que estes dentes potencialmente podem causar permanecendo mal-posicionados.