contato@drluisfelipe.com.br (31) 3763-7866

Cirurgia Oral

Cirurgia pré-protética é aquela realizada com o objetivo de facilitar a adaptação, retenção e manutenção de uma prótese dentro da boca. Esta prótese pode ser uma prótese fixa ou removível, parcial ou total. Durante a cirurgia osso e tecido mole (gengiva e músculos) são manipulados de modo que a instalação da futura prótese ocorra sem interferências. Alguns exemplos de cirurgia pré-protética incluem os implantes dentários, enxertos ósseos, reposicionamento de nervo, aprofundamento de vestíbulo, melhora do contorno ósseo, e remoção de tecidos em excesso, tanto de osso como de tecido mole.

Frenectomia é o nome da cirurgia onde se reduz o freio labial que pode ser superior ou inferior, ou então o freio lingual.Muitas vezes o freio labial provoca um espaçamento (diastema) entre os dentes por estar em tamanho aumentado (bem diferente do normal). Muitas pessoas não gostam de ter um diastema, e acham esteticamente feio. Procuram então um cirurgião-dentista para corrigir o problema usando aparelhos ortodônticos.

Não é só diastema que o freio pode provocar. Pode provocar problemas periodontais e o acúmulo de resíduos (quando muito grande). Muitas vezes o ortodontista indica a cirurgia para a remoção do freio, pois a presença de um excesso de freio labial poderá provocar – depois de retirado o aparelho- a nova abertura do diastema. Nem todo freio provoca diastema, somente os que possuem inserção bem baixa, entre os incisivos ou as vezes, até além deles.