contato@drluisfelipe.com.br (31) 3763-7866

Cirurgia Ortognática

Cirurgia Ortognática é o nome do procedimento cirúrgico odontológico que tem como finalidade o restabelecimento de um padrão facial normal em pacientes que apresentam um desenvolvimento ósseo facial fora dos padrões de normalidade. O tratamento com a cirurgia ortognática é um procedimento que engloba, sempre, a associação de um tratamento ortodôntico pré-operatório, visando o alinhamento e nivelamento das arcadas, com um o proedimento cirúrgico para propiciar reestabelcimentos do equlíbrio fucional dos maxilares e hanmônia facial.

Quando o crescimento dos ossos da face se dá fora dos padrões ideais anatômicos e funcionais, e o paciente apresenta um quadro de “mordida errada”, pode ser corrigido pelo ortodontista (até aproximadamente os dezesseis anos de idade). Em paciente adultos adultos, que consequentemente apresentam o crescimento ósseo facial finalizado, usa-se a alternativa de reposicionar os ossos da face cirurgicamente, afim de proporcionar uma mordida (oclusão) estável e harmonia a face.

A cirurgia ortognática está indicada para pacientes que apresentam desarmonias esqueléticas e dentárias, cujo o tratamento não pode ser realizado apenas pelo tratamento ortodôntico, pois há um excesso ou falta de crescimento das bases ósseas da face. A cirurgia é indicada para pacientes com retrognatismo (queixo para trás) ou prognatismo mandibular (queixo para frente), que consistem, respectivamente, na retrusão ou protrusão da mandíbula. Outros pacientes podem apresentar também problemas de crescimento na maxila ou até associados na maxila e mandíbula.
Para a definção do tratamento, há necessidade da avaliação em conjunto pelo Ortodontista e Cirurgião Bucomaxilofaial, para que se possa avaliar e analisar as documentações ortodônticas, modelos de gesso e análise clínica, que são diagnósticas e assim definer qual a mehor proposta de tratamento para cada paciente de forma individualizada. A análise do crescimento ósseo facial através de diversas análises cefalométricas (medidas da face e crânio) ajudam a defirnir quais serão as condutas.

O tratamento Orto-cirúrgico (orthodontia associado à Cirurgia Ortognática) desse tipo de situação implica um tratamento ortodôntico prévio a uma cirurgia ortognática, visando o correto alinhamento e nivelamento das arcadas superior e inferior, para que no procedimento cirúrgico seja realizado o movimento das base osséas com a finalidade de corrigir a má-oclusão . A duração do tratamento ortodôntico prévio à cirurgia é de cerca de 1 ano e meio, e durante esse período os dentes têm sua posição corrigida para viabilizar a realização da cirurgia ortognática. Após o procedimento cirúrgico, o paciente retorna ao Ortodontista para que seja realiado a finalização ortodôntica e o tempo de duração varia em cada caso.