contato@drluisfelipe.com.br (31) 3763-7866

Implantes Osseointegrados

Os implantes dentários são atualmente uma modalidade de reabilitação oral segura e com alto índice de sucesso, podendo ser utilizados para suporte de vários tipos de próteses, como unitárias e múltiplas, fixas ou removíveis.

O implante dental é um pino de titânio que substitui a raiz de um dente perdido. O implante serve de apoio para a prótese (dente) que deve ser semelhante aos dentes naturais em estética e função. O implante dental pode ser indicado para repor a perda de todos os dentes, de alguns ou de apenas um dente. Após um período de cicatrização e união do tecido ósseo ao implante (osseointegração), dentes artificiais de diversos materiais podem ser instalados apoiados aos implantes.

A confecção de próteses sobre implantes dentários permite a reabilitação estética e funcional do paciente e visa recuperar qualidade de vida e autoestima para quem já usa prótese (dentadura) total ou parcial. Além disso, as próteses sobre implantes possuem uma capacidade mastigatória muito superior as obtidas com dentaduras ou próteses parciais removíveis. Para a instalação cirúrgica dos implantes é necessário um planejamento individualizado para cada paciente, em que uma consulta prévia de planejamento com o Cirurgião Bucomaxilofacial

Existem diversos tamanhos e marcas de implantes, portanto para o correto planejamento de cada caso, exames radiográficos e/ou tomografia computadorizada devem sempre ser avaliados previamente. Exames laboratoriais são utilizados para a segurança total do procedimento.

Por uma pequena cirurgia no próprio consultório odontológico sob anestesia local, ou em grandes reabilitações, realizadas em ambiente hospitalar, sob anestesia geral, são instalados os implantes de titânio dentro do osso. O implante demora cerca de 3 a 6 meses para aderir ao osso (osseointegração) Após esse tempo pode-se começar os moldes para a instalação da prótese dentária sobre o implante.

*Em alguns casos selecionados já podem ser realizadas cirurgias com carga imediata (prótese no mesmo dia da cirurgia).

Quando não há uma quantidade de osso suficiente para a colocação do implante, pode-se ser solucionado com técnicas de enxerto ósseo, para viabilizar o volume de osso em altura e largura para a instalação dos implantes.