contato@drluisfelipe.com.br (31) 3763-7866

Patologia Oral e Maxilofacial

O aparelho estomatognático é constituído pelos lábios, dentes, mucosa oral, glândulas salivares, tonsilas palatinas e faríngeas (amígdalas) e demais estruturas da orofaringe.

A evolução dos conhecimentos da patologias orais e maxilofaciais associada aos avanços da clínica e dos exams de iamgem, fazem com que hja uma importância no corrto dignóstico e tratamento para que possamos attender as necessidades de casa paciente. A área de Patologia Oral e Maxilofacial que interage com todas os outras especialidades odontológicas e também com algumas áreas da medicina que entendem que a boca faz parte da saúde geral do indivíduo. O    Cirurgião Bucomaxilofaical está apto a diagnosticar lesões dentro e fora da cavidade bucal (relacionadas a esta), podendo tratá-las ou encaminhá-las ao profissional responsável.

Dentre as lesões mais comuns estão as hiperplasias, as aftas, as lesões de herpes e dentre as mais graves encontram-se o carcinoma ou câncer oral. O câncer de boca é uma lesão grave que possui tratamento e cura, desde que seja diagnosticado precocemente.

Além disso, o Especialista nesta área pode diagnosticar outras doenças através das manifestações bucais, como por exemplo a “língua lisa” na anemia ou diabetes, manchas arroxeadas ou avermelhadas, decorrentes muitas vezes da AIDS. Este profissional também trata as lesões decorrentes da quimio e/ ou radioterapia, aplicada em pacientes em tratamento de vários tipos de câncer.

Além de todas as lesões acima citadas, devemos também estar atentos aos cisto e tumors de origem odontogênicas, que podem ser originados de terceiros molars (siso) inclusos, ou lesões que não estejam ligados diretamente a algum fator etiológico. Dentre ainda das lesões, podemos destacar os processos inflamatóros e infecciosos  que também geram graves problemas para a saúde geral do paciente.