contato@drluisfelipe.com.br (31) 3763-7866

Para que serve e como funciona a cirurgia ortognática

11 de outubro de 2017

Muitas pessoas sofrem com deformidades na face, alterações na mordida e no crescimento ósseo dos maxilares. Esses problemas que vão além da estética e prejudicam também a sua saúde. Os aparelhos odontológicos nem sempre resolvem 100% dos problemas e muitas vezes são alinhados à cirurgia ortognática que pode ser feita em conjunto com o aparelho ou não.

A cirurgia ortognática tem a função de modificar toda estrutura óssea, a posição do maxilar, queixo e da gengiva. Consequentemente acaba interferindo também na fisionomia do paciente, por isso é também considerada uma opção de estética. A cirurgia ortognática ajuda a corrigir o prognatismo mandibular, que é quando o queixo é alongado; nos casos de micrognatia que quando o queixo é empurrado para dentro, no tratamento de gengivas altas e baixas e outros problemas causados devido a má formação dos ossos.

A má formação dos ossos pode prejudicar o sono, causar dores de cabeça, desgaste dos dentes, mastigação incorreta, mau hálito, entre outros problemas. Por isso a cirurgia ortognática vai além da estética. Muitas pessoas utilizam aparelhos ortodônticos por anos e quando o removem o dente retorna para a posição inicial, nesses casos a cirurgia ortognática deve ser alinhada ao tratamento.

Apesar da eficiência não é uma cirurgia simples. Dependendo do problema o maxilar, a mandíbula e o queixo são soltos e encaixados em uma nova posição com a fixação através de parafusos e placas de titânio. A recuperação leva em média 50 dias. Por isso é preciso consultar uma clínica de confiança, geralmente é um profissional cirurgião-dentista com especialização em Cirurgia Bucomaxilofacial e Ortodontistas que realizam a operação.

Fonte

Compartilhar